Recentemente comprei alguns exemplares da linha de cervejas da cervejaria Dado Bier, como pode ser visto nas fotos abaixo.
Inclusive já falei da Lager lata de 473ml aqui no blog. Nos próximos dias irei degustar todas essas (uma por vez, claro! :P ). Mas, por enquanto, vou apresentar abaixo um breve histórico desta cervejaria.
História
A Dado Bier é uma empresa e marca gaúcha, que há 20 anos está presente nos mercados de Cerveja e Culinária. Ela é a primeira cervejaria brasileira a seguir o Reinheitsgebot, Decreto de Pureza da Baviera, criado em 1516 para disciplinar a produção cervejeira na Alemanha. Além disso, A Dado Bier possui e opera Restaurantes e Pubs com a marca, que funcionam como pontos de experiência para seu produtos produtos.
Fundada em 22 de Julho de 1995 por Eduardo Bier Corrêa, a Dado Bier é a 1º microcervejaria do Brasil. As cervejas DaDo Bier começaram a ser produzidas na Microcervejaria instalada na Nilo Peçanha, 3228 em Porto Alegre. Um bar e restaurante faziam parte do espaço. Pioneira em oferecer cerveja artesanal literalmente direto da fonte. Os clientes que frequentavam o bar e restaurante, consumiam as cervejas produzidas na fábrica.
Em 2004 é inaugurada a Fábrica de Cervejas DaDo Bier, com uma capacidade ampliada e o engarrafamento das cervejas. Em 2009 a cervejaria é transferida para a cidade de Santa Maria e sua capacidade de produção chega a 1 milhão de litros/mês.
A fabricação da cerveja Lager é feita em grande escala e as características da Microcervejaria continuam mantidas para produção das cervejas especiais.
Cervejas
O seu porrifólio é variado e dividido em três denominadas: tradição, experience e extreme.
Na linha tradição tem-se as seguintes cervejas:
- Lager: é uma American Lager leve, de cor dourada e de baixa fermentação. Suavemente amarga, é uma referência nos fundamentos de uma grande cerveja Pilsen, o tipo mais conhecido e consumido no mundo. Produzida com ingredientes cuidadosamente selecionados, foi desenvolvida para agradar a todos os paladares. Amargor 9,5 IBU e teor alcoólico 5,0% vol.
- Weiss: é uma German Hefe Weiss de cor clara e espuma cremosa, tem sabor suave e levemente frutado que revela notas de cravo e banana. Com textura e corpo mais densos devido à presença de partículas de fermento em suspensão, é uma cerveja de trigo com aspecto turvo – e uma das preferidas de quem está descobrindo a diversidade de sabores das cervejas artesanais. Sua receita é um verdadeiro resgate das raízes alemãs. Amargor 12 IBU e teor alcoólico 5,0% vol.
- Red Ale: é uma Irish Red Ale encorpada, de sabor marcante, amargor pronunciado, cor vermelha aveludada e aroma de mel e caramelo. É elaborada com lúpulos importados cuidadosamente selecionados e um blend de cinco maltes de cevada, extraindo assim o máximo do seu estilo. Intensa como uma noite em um pub irlandês, a nossa Red Ale foi premiada com as medalhas de prata e bronze no South BeerCup. Amargor 22 IBU e teor alcoólico 5,3% vol.
- Royal Black: é uma German Schwarzbier de baixa fermentação. Elaborada com um blend de maltes importados especialmente selecionados, é escura, encorpada e oferece um aroma envolvente, revelando em seu sabor as notas de café típicas de seus maltes tostados. Premiada com a medalha de prata no South BeerCup, a Royal Black é a companhia perfeita para as noites mais frias. Amargor 22 IBU e teor alcoólico 5,5% vol.
- Belgian Ale: é uma Strong Ale de coloração acobreada e sabor forte. Com amargor equilibrado, leves notas adocicadas e toques picantes de especiarias, é elaborada com fermentos importados, alguns dos melhores lúpulos do mundo e um blend de cinco tipos de maltes. Numa homenagem à centenária tradição cervejeira dos monges trapistas, sua receita utiliza três vezes mais matériaprima, resultando em uma cerveja encorpada e sofisticada. Amargor 22 IBU e teor alcoólico 8,5% vol.
Na linha experience tem-se as seguintes cervejas:
- Ilex: é uma Herb Beer única, de sabor inusitado, coloração levemente esverdeada e amargor equilibrado, próprios da erva utilizada no preparo do chimarrão típico da região do Pampa sul-americano. Medalha de ouro no South BeerCup, é a primeira cerveja do mundo produzida com Ilex paraguariensis, a famosa erva-mate, e tem o aroma caracterísitico da planta. A experiência de beber uma Ilex é completa com o copo exclusivo em formato de cuia. Amargor 10 IBU e teor alcoólico 5,0% vol.
- Original: é uma Pilsen Extra de cor dourada, amargor pronunciado e um intenso aroma de lúpulo resultante do processo de lupulagem por DryHopping. É inspirada na primeira cerveja produzida pela Dado Bier, ainda em 1995, e é elaborada com alguns dos melhores lúpulos do mundo. A receita é completa com um blend de maltes importados selecionados. Amargor 30 IBU e teor alcoólico 5,0% vol.
- IPA: é uma American India Pale Ale moderadamente forte e decididamente lupulada, seguindo a versão americana do tradicional estilo inglês. Elaborada com três lúpulos americanos – Cascade, Chinook e Ahtanum – e ainda lupulagem por DryHopping, apresenta aromas cítricos e de maracujá, coloração dourada e teor alcoólico de 6,2% vol. Amargor 58 IBU.
- Duons: é uma Witbier singular, que carrega o legítimo código genético da Dado Bier: a cerveja aliada à culinária. Uma co-criação do Mestre Cervejeiro Carlos Bolzan e do Chef Edevaldo Nunes, resultando em uma dualidade única de sabor e aroma. De coloração clara e baixo amargor, é delicadamente temperada e elaborada com especiarias. Amargor 7 IBU e teor alcoólico 5,0% vol.
E, por último, na linha extreme tem-se:
- Double Chocolate Stout: é uma Russian Imperial Stout, estilo criado para satisfazer o paladar da czarina Catarina II no século XVIII. Elaborada com ingredientes extraordinários, numa complexa composição de maltes, cevada tostada, aveia e lúpulos, esta iguaria é coroada com o mais nobre extrato 70% Cacau, produzido com exclusividade para esta cerveja pela Kopenhagen, a mais tradicional e sofisticada chocolateria do Brasil. Possui um sabor único, intenso e inesquecível. Amargor 40 IBU e teor alcoólico 10,5% vol.
Mestre cervejeiro
O Mestre Cervejeiro da DaDo Bier é Carlos Bolzan. Um apaixonado pela arte de produzir cervejas especiais, Carlos é formado na Faculdade de Engenharia Química, pela PUCRS e Mestre em Tecnologia Cervejeira pela Universidade Politécnica de Madrid, na Espanha. Ele iniciou sua vida profissional em 1988 envolvido na produção de cervejas e, com o tempo, foi direcionando seu trabalho para as cervejas especiais. Dessa forma ingressou na DaDo Bier em 2006, onde vem desenvolvendo novidades para o mercado cervejeiro.
Referências
http://www.dadobier.com.br/
http://www.brejas.com.br/cervejaria/microcervejaria/dado-bier
Nenhum comentário:
Postar um comentário