domingo, 22 de novembro de 2015

Serramalte Puro Malte Extra


Cerveja: Serramalte Puro Malte Extra
Cervejaria: AmBev
Grupo: Anheuser-InBev
Fabricação: Brasil
Site : http://www.ambev.com.br/nossas-marcas/cerveja/serramalte
Estilo: Standard American Lager
Teor alcoólico: 5,5%
Ingredientes (rótulo): água, malte, lúpulo e antioxidantes INS 316 e INS 221
Volume: garrafa de vidro de 300ml
Preço médio: R$2,99
Onde comprar: em supermercados
Harmonização:
Temperatura ideal: 0 a 5 graus
Degustada em: 21/11/2015

Informações oficiais

Fundada em 1957, a Cervejaria Serramalte, da cidade de Getúlio Vergas, do Rio Grande do Sul, teve seu controle assumido pela Companhia Antarctica Paulista em 1979. É uma cerveja tradicional, encorpada e de baixa fermentação. Serramalte tem mais malte em sua composição e passa por um processo de fabricação mais longo do que a maioria das cervejas.

Serramalte é uma cerveja mais encorpada, com um sabor mais forte e um amargor pronunciado. É uma cerveja com uma cor dourado escura, de baixa fermentação, amargor acentuado, composta de extrato primitivo extra. O sabor da Serramalte é mais encorpado do que o da lager tradicional, isto por ter mais malte na sua receita e por utilizar um processo de produção mais longo.
(Informações do site)

O que achei

Dourada um pouco pálida. Líquido com bastante borbulhas, aparentando ser bem carbonatada. Espuma branca e pouco duradoura. Aroma suave. Sabor nota-se um amargor médio e diria também de carbonatação média. O sabor e mais intenso e encorpado que as cervejas populares de mesa de bar. No retrogosto fica o sabor amargo na boca.

Avaliação final: Para que gosta de cerveja que predomina o sabor amargo,  essa é uma cerveja indicada. Mas tem outras mais amargas e com preço compatível.
Já conhecia a Serramalte. Há um tempo atrás quando era mais difícil de encontrar na minha cidade, se ouvia falar muito bem dessa cerveja. Depois ela passou a ser encontrada mais facilmente, aí comecei a ouvir que ela tinha piorado porque andaram mudando a sua fórmula. Não sei ao certo o quanto tudo isso é verdade ou não, mas uma coisa é certa: depois de ler várias notícias falando mal das cervejas brasileiras em geral, principalmente as nossas mais populares, parece que os grandes grupos cervejeiros tem mudado a fórmula de algumas de suas cervejas e/ou adquirido microcervejarias conceituadas na fabricação de boas cervejas para melhorar sua imagem perante a um publico que está ficando cada vez mais exigente. A Ambev por exemplo, lançou recentemente os 3 rótulos de Brahma Extra, sendo duas delas puro malte, e, ainda recentemente, lançou esta Serramalte denominada puro malte extra.  

2 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo. Estou gostando muito da SERRAMALTE PURO MALTE EXTRA, principalmente pelo fato de não conter em sua composição "milho".

    ResponderExcluir
  2. Acabei de conhecer e degustar uma serra malte extra. Teor alcoolico de 5,5, leve amargor no paladar, como dito acima diferente das cervejas populares que encontramos nos bares.
    Agradável e saborosa, não sou expert, mas me surpreendeu por ser da AMBEV e ter qualidade no paladar. INDICO.
    Marcelo Freitas

    ResponderExcluir