segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Red e Blond Ale Artesanais (caseira)

Neste domingo que se passou foi um dia que reservei pra dormir bastante. Passei a noite de sábado e a madrugada de domingo trabalhando num cansativo relatório do trabalho e fui dormir já com o dia amanhecendo. Lá por volta das quase 14hs recebi a ligação do meu brother Alisson para almoçarmos eu e a família em um restaurante BBB no outro lado da ponte, em Coqueiros. Como estava um dia fresco e agradável (e eu já havia acordado! rsrs :P), convidei minha mulher que topou prontamente. Então nos arrumamos rapidamente (eu, ela e minha filhota Serena) pois, ele, a Camila (sua esposa) e a Anita (a filhinha!!) já estavam a caminho do local. Ao chegarmos nosso pedido (uma sequência de camarão) já estava servida e, então, partimos direto para a comilança, acompanhado (claro!) de uma cerveja. Em meio as conversas durante o almoço, o Alisson lembrou que tinha duas cervejas artesanais (caseiras) que havia ganhado de um amigo (Bernard Becker Naccache) que as fabricou na sua própria casa. Não deu outra: após o término do almoço fomos direto para a sua casa degustar essas cervejas. Deixamos as mulheres conversando entre si e as filhas assistindo galinha pintadinha no Netflix (a foto não me deixa mentir! rsrs :P ) e fomos logo abrindo a uma.


Red Ale



A primeira foi a que o amigo dele intitulou de Red Ale. A primeira impressão que tive ao colocar no copo foi sua cor, âmbar mais escura puxado mais para o marrom. Além disso percebo ser uma cerveja mais turva e encorpada. A espuma é pouco esbranquiçada (suja!) e de duração média no copo. No aroma fica evidente o frutado e o torrado. A carbonatação dessa me pareceu leve para média. No sabor bem encorpado percebe-se um gosto de grãos torrados, um pouco adocicado e frutado. No retrogosto, senti um amargor médio e um leve sabor frutado que permanece por um tempo na boca. É definitivamente um sabor marcante e bem diferente das outras que tomei.


Blond Ale (IPA?)



A segunda que degustamos foi a que o Bernard denominou Blond Ale, mas pra mim me pareceu muito a IPA (que também é uma cerveja loira). Primeiramente, o aroma foi bem marcante, intenso e frutado. A cor era dourada e turva.  Sabor frutado, bem amargo e um adocicado suave. Pela espuma densa, branca, grossa e duradoura percebesse uma carbonatação alta que se confirma também na boca. No retrogosto percebi o amargo e o adstringente, que trava a língua no céu da boca. Realmente muito boa! Diria até que é uma das melhores que tomei. Sabor bem encorpado que surpreendeu acima das minhas expectativas. Pena não ser fácil de conseguir. Entre as duas que tomei, essa foi a melhor!

Para finalizar esse post deixo aqui mais uma foto de nossas filhas e do Alisson degustando as cervejas.


Ah... e claro não podia deixar de comentar né... Essa cara espantada do Alisson não é só porque ele gostou da cerveja, mas também porque seu time do coração, o São Paulo, levou 6 buchas do Corinthians (Tomaaaaaaa!!!!). E não se enganem pela camisa do meu Figueira que ele tá usando... ele só não tá com a camisa do São Paulo por causa da decepção. A frase da semana pra ele é:

"Evitarás de falar de futebol e assim permanecerás em paz com seus amigos" (Corinthios:6, São Paulo: 1)








Nenhum comentário:

Postar um comentário