terça-feira, 3 de novembro de 2015

Heineken



Cerveja: Heineken
Cervejaria: Cervejaria Heineken
Grupo: Heineken
Fabricação: Brasil
Site : http://www.heineken.com.br/
Estilo: Premium American Lager
Teor alcoólico: 5,0%
Ingredientes (rótulo): água, malte e lúpulo
Volume: garrafa de vidro de 355ml
Preço médio: R$3,00
Onde comprar: Qualquer lugar (supermercados, postos de conveniência, bares...)
Harmonização: Petiscos
Temperatura ideal: 0 a 5 graus
Degustada em: 02/11/2015

Informações oficiais

Em 1869, com apenas 22 anos, Gerard Adriaan Heineken comprou a Hooiberg, em Amsterdã, que viria a se tornar uma das maiores cervejarias do mundo, a Heineken & CO.
Duas décadas depois, H. Elion (aluno do cientista Louis Pasteur) desenvolveu a exclusiva e diferenciada levedura A, que garante o sabor único, refrescante e irresistível de uma Heineken.
No século XX, a marca ganhou fama mundial através da publicidade e adotou para si o espírito jovem que acompanha a cerveja desde então. Hoje a Heineken é apreciada em mais de 170 países, exatamente com a mesma fórmula de 130 anos atrás.

Marca original da Cervejaria HEINEKEN, esta cerveja Super Premium foi criada na Holanda em 1873 e está presente em mais de 180 países. É a cerveja "número 1" na Europa e ganhou fama por ser produzida com ingredientes 100% naturais, sem conservantes. Sua fórmula se tornou referência de cerveja de alta qualidade: puro malte, lúpulo e água cristalina. A Heineken possui sabor marcante, cheio de personalidade, e está conquistando um número cada vez maior de brasileiros que verdadeiramente sabem apreciar uma boa cerveja.

As inconfundíveis garrafas e latas verdes com a estrela vermelha se tornaram um dos símbolos mais conhecidas do modo de vida holandês e de cerveja de primeira linha. Com teor alcoólico médio, de 5,0%, a Heineken permanece 35 dias em processo de maturação e fermentação, ou seja, mais do dobro de tempo da maioria das cervejas. Todo esse cuidado se reflete no perfeito equilíbrio de sabores e aromas.

Além das embalagens em garrafas e lata, a Heineken está disponível em práticos barris de 5 litros e em chope.
- See more at: http://www.heinekenbrasil.com.br/?heineken#sthash.xzWaNeLs.dpuf
(Informações do site)

O que achei

Por ter provado a Kirin Ichiban e lembrado da Heineken, resolvi degustá-la. Sempre tomei Heineken, mas numa parei para avaliar seus detalhes. Esta cerveja sempre se destacou em relação as populares do Brasil. No Brasil pode-se considerar uma cerveja popular para um público mais exigente. Mesmo quem não bebe a conhece. Minha impressão ao abri-la é que ela não é tão carbonatada como eu pensei. Não fez um barulho tão intenso quanto a a Kirin Ichiban. Ao colocá-la no copo, formou-se uma espuma espessa e grossa no inicio e foi ficando menor e mais densa e esbranquiçada. A coloração me pareceu um pouco mais clara que as outras Lager que experimentei. O aroma é característico da Heineken, exalando aromas do malte e do lúpulo. Ao prová-la é possível sentir o amargo intenso e um leve sabor adocicado. No retrogosto, senti ainda o sabor amargo e doce ao mesmo tempo. Na boca, confirmei o que já havia observado ao abri-la: sua carbonatação é na minha opinião média para alta, sendo bem generoso.

Avaliação final: A Heineken pela sua história, alcançou muitos fãs no mundo todo. É impossível não dizer que ela é uma ótima cerveja e com sabor único, tão marcante quanto sua apresentação (a garrafa verde!). Mas avaliando com mais detalhes e comparando com outras cervejas que degustei, me decepcionei um pouco. Ela não é tão encorpada, nem tão amarga, nem tão carbonatada quanto imaginava. Na real o que me marcou foi um sabor adocicado misturado com o amargo intenso, coisa que não percebi nas outras que tomei. Sempre me falaram que a Heineken do Brasil não é tão boa quanto em outros países. Como não conheço outras, talvez seja realmente a nossa que não se destaque tanto.

IMPORTANTE: Essa minha decepção não desmerece esta cerveja que pra mim continua ótima. Mas como já bebo ela a bastante tempo, estou sendo um pouco mais detalhista na minha avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário