quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

A noite dos pais no Centro de Floripa

É comum acharmos que as atividades do centro de Florianópolis finalizam às 19hs. Bem... na verdade encerram-se as atividades diurnas como o comércio em geral, mas iniciam outras justamente para uma parcela de pessoas que curtem a boemia das noites do Centro. Essas noites que são repletas de opções, sejam elas, baladas noturnas, casas de shows ou bares para todos os gostos. Basicamente, funcionam todos os dias, mas é preciso estar inserido neste meio para saber qual a melhor opção do dia.
Como já havia comentado em outros posts, tenho ultimamente frequentado o Centro de Floripa nas noites de terça-feira com meu amigo Alisson. Nós até a batizamos de "a noites dos pais" em homenagem a conquista deste dia perante nossas mulheres e que não abrimos mão de jeito nenhum rsrsrs :P.
Hoje resolvi escrever um pouco sobre nossas noites, como base nesta última terça (dia 01 de Dezembro), mostrando um pouco da nossa rotina de bar em bar experimentando chopes e cervejas.

Canto do Noel 


Como sempre, iniciamos os trabalhos no boteco chamado Canto do Noel. É um boteco tradicional de Floripa que está em atividade desde 1952 em um casarão antigo, localizado na Rua Tiradentes, esquina com a famosa Travessa Ratcliff, onde se encontram outras opções de bares para todos os gostos, desde os que servem cervejas baratas aos que servem bons chopes e cervejas.
Atualmente, o Canto do Noel servem somente chopes e bons petiscos de bar. Além disso, aos finais de semana ele promove nas tardes de sábado uma roda de samba que é muito bem falada (não tive ainda o prazer de conhecer, mas está nos meus planos...). Abaixo uma foto do Canto do Noel e da travessa Ratcliff.


Escolhemos esse boteco como o nosso bar predileto porque justamente as terças eles promovem chope em dobro de todos os estilos. Além disso, somos muito bem atendidos pelos garçons, em especial o Douglas que se tornou nosso amigo por também fazer parte do clube dos pais de meninas.
Sobre os chopes, nesse dia tinham no cardápio do Canto do Noel cinco estilos: Pale Ale e Red Ale da Bierland, Extra Viva da Coruja, Belgian Golden Ale e Pilsen da Saint Bier. Todos muito bons, mas sobrou opção de chopes frutados. Senti falta de uma Porter ou uma Bock que eles também costumam servir. Abaixo descrevo um pouco dos chopes que tomei.

Mas antes... um brinde!!! ;)

Pale Ale da Bierland

O primeiro chope que tomei foi o Pale Ale da Bierland. Este é um chope de cor dourado meio acobreado de líquido bem límpido com aroma frutado e sabor cítrico e amargo intenso. Gostoso e refrescante de tomar.

Informações oficiais: 
O estilo Pale Ale surgiu em Burton-on-Trent, na Inglaterra. Nasceu através da tentativa dos cervejeiros da época em desenvolver uma cerveja de alta fermentação, clara e com boa presença de lúpulo.
O chope Bierland Pale Ale possui cor âmbar, é filtrado e brilhante. Seu aroma remete a suave frutado, caramelo e notas cítricas. No paladar a presença de três diferentes tipos de malte lhe confere nuances de caramelo.
Os três tipos de lúpulo apresentam notas cítricas e se destacam ao final trazendo bom amargor e final seco. Seu teor alcoólico é de 4,8%. Harmoniza bem com carnes vermelhas e queijos que passam por longos períodos de maturação, por exemplo grana padano ou parmesão.

Site: http://www.bierland.com.br/


American Red Ale Bierland

Em seguida, degustei este chope. Ele é de cor âmbar puxado pro vermelho e de líquido límpido, com aroma muito parecido com a Pale Ale e de sabor um pouco doce, meio picante na língua e amargo no retrogosto.

Informações oficiais:
As Red Ales norte-americanas, também conhecidas por Amber Ales, foram popularizadas no norte da Califórnia e noroeste do Pacífico – resultado da enorme paixão por lúpulo dos apreciadores de cerveja desta região – antes de se espalharem pelo resto dos Estados Unidos.
O chope Bierland American Red Ale é inspirado no estilo norte-americano, de alta fermentação, com 5,2% de teor alcoólico, coloração cobre avermelhado e límpido, porém, em virtude do dry-hopping e de não ser filtrado, em alguns casos pode apresentar alguma turbidez. Seu colarinho é moderado, quase branco e de boa estabilidade.
Seu intenso aroma de lúpulo traz notas frutadas, de caráter cítrico, e leve maltosidade lembrando caramelo. No sabor destacam-se as variedades de lúpulo norte americano e suas qualidades cítricas, além de um breve dulçor inicial e moderado sabor de caramelo. O amargor médio destaca a harmonia entre o malte e um generoso sabor de lúpulo que perdura ao final.
O chope Bierland American Red Ale é equilibrado, de corpo médio e boa carbonatação, excelente para acompanhar carnes vermelhas grelhadas, hambúrgueres, bruschettas, carneiro assado, empada de frango e lasanha bolonhesa.

Site: http://www.bierland.com.br/


Extra Viva (Lager) Coruja

Dando continuidade, experimentei este chope de sabor mais suave e menos amargo que os outros. Também tem aroma frutado e sabor doce e acentuado sabor alcoólico que permanece no retrogosto.

Informações oficiais:
É uma cerveja especial, com a combinação de maltes tipo Pilsen e Viena e com um toque a mais de lúpulo que conferem a ela um sabor inigualável. Dourada, forte, de sabor acentuado e aroma diferenciado. Entre as cervejas de baixa fermentação é uma das com maior graduação alcoólica, cerca de 6,5%.

http://www.cervejacoruja.com.br/


Belgian Golden Ale Saint Bier

O quarto chope, se tra de uma bebida de cor dourada e turva. Aroma também frutado e sabor adocicado e meio azedo no retrogosto. 

Informações oficiais:
A Saint Bier Belgian Golden Ale é uma cerveja de cor dourada não filtrada, puro malte, de alta fermentação. Aromática, de corpo firme, cremoso, de paladar expressivo. Uma cerveja saborosa, e com boa harmonização gastronômica. Acompanha bem desde pratos leves como grelhados, sushis e saladas, até pratos mais fortes e picantes como ovelha.
Paladar: Aroma frutado e com presença de lúpulo. Sabor levemente adocicado.
Aroma: Aroma frutado e com presença de lúpulo .

Família: Ale 
Tipo: Ale Clara 
Cor: 24 EBC
Teor Alcoólico: 5,5% 
Temperatura de serviço: 3ºC a 6ºC

Site: http://www.saintbier.com/


Pilsen Saint Bier

Por último, tomamos o chope Pilsen. Ele é chope sem muito aroma em comparação aos outros que tomamos. É pouco amargo e pouco adocicado. Chope suave e bom pra finalizar a noite (pelo menos pra finalizar nesse bar rsrs :P ).

Informações oficiais:
A Saint Bier Pilsen é uma cerveja clara filtrada de cor amarelo ouro, puro malte, de baixa fermentação. Aromática, de corpo firme, cremoso, de paladar expressivo e com notas suaves de frutas amarelas. Uma cerveja refrescante e saborosa, ideal para todas as ocasiões e muito versátil na harmonização gastronômica. Acompanha bem desde pratos leves como grelhados, sushis e saladas, até pratos mais fortes e picantes. 
Paladar: Refrescante, seco, com notas de malte.
Aroma: Fresco, lupulado com nuances de malte.

Família: Lager 
Tipo: Lager Clara 
Cor: 9-10 EBC
Teor Alcoólico: 5,0% 
Temperatura de serviço: 3ºC a 6ºC

Site: http://www.saintbier.com/



Gato Mamado


Após sairmos do Noel, fomos dar uma caminhada pelas ruas do centro em busca de outros bares mais interessantes. No caminho passamos por um boteco meio cult recém aberto que ainda não tivemos a vontade de entrar. Em seguida, passamos pelo velho amigo bar de rock Tailesyn, que nas terças não é muito interessante porque não tem banda tocando (mas lembro que antigamente, ainda no endereço antigo, sempre tocava um acústico muito bom nas terças!). Por fim, fomos parar no bar intitulado Gato Mamado.
O Gato Mamado é um bar relativamente novo que conheci na primeira noite dos pais. Ele se localiza na Rua Saldanha Marinho, quase de esquina com a Rua Anita Garibaldi, num lugar que antigamente era uma casa de entretenimento adulto (se é que me entende!). Lá nunca comprei nada além de chopes, portanto, não sei se servem petiscos (também nunca vi ninguém comendo nas mesas, mas acredito que tenha sim!).



No momento que chegamos lá já estávamos um pouco alterados com os chopes que tomamos anteriormente, mas ainda lembro que tomei dois chopes que não tinham no cardápio do Noel: IPA da Schornstein e  Weizen da Bierland.

IPA Schornstein

É um chope forte, aromático (frutado) e bem amargo.

Informações oficiais:
É uma cerveja forte e escura do estilo India Pale Ale. Com 6,8% de teor alcoólico nossa IPA apresenta coloração âmbar, é brilhante e exibe um denso creme. Aroma floral, cítrico e frutado. É refrescante, mostrando notas condimentadas e o característico amargor do estilo.

Envasamento:
Pressão (barril)
Garrafa 500ml

Harmonização:
Hambúrguer e queijos como grana padano, parmesão e pecorino.

Site: http://www.schornstein.com.br/


Weizen Bierland

Outro chope bom, de Cor amarelo caramelo e de líquido turvo. Aroma característico de cervejas de trigo, sabor um pouco adocicado e um pouco azedo no retrogosto.

Informações oficiais:
O estilo Weizenbier é típico da região da Baviera na Alemanha. Ele faz parte da família Ale. É produzido com malte de cevada e malte de trigo, sua coloração é dourada e naturalmente turva, pelo fato do fermento não ser totalmente retirado.
É levemente frisante, no aroma percebe-se cravo e notas de banana, típicos do estilo Bávaro. Recebe apenas um tipo de lúpulo em sua composição, que lhe confere médio a baixo amargor. A graduação alcoólica é de 4,8%.
Para harmonizar vai bem com peixes, embutidos, defumados ou não, e pratos com temperos levemente cítricos. Além disso, acompanha bem pratos suavemente apimentados.

Site: http://www.bierland.com.br/

Quase ia me esquecendo de tirar a foto... rsrs :P


E assim terminou nossa noite boêmia...
Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário