quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Eisenbahn 5 Amber Lager



Cerveja: Eisenbahn Weizenbier
Cervejaria: Cervejaria Sudbrack (Eisenbahn) 
Grupo: Brasil Kirin
Fabricação: Brasil – Blumenau/SC
Site : www.eisenbahn.com.br
Estilo: Amber Lager
Teor alcoólico: 5,4%
Ingredientes (rótulo): água, malte e lúpulo.
Volume: garrafa de vidro de 355ml
Preço médio: R$4,29
Onde comprar: em supermercados (comprei no Angeloni)
Harmonização: combina com grelhados, queijos azuis, carne de porco, comidas tailandesas e indianas.
Temperatura ideal: 4 a 6 graus
Degustada em: 28/12/2015

O que achei

Cerveja de cor marrom acobreada. Espuma bege e de boa duração. Aroma frutado, sabor adocicado do malte e leve amargor que persiste no retrogosto. Na boca lembra frutas verdes. É uma mistura do gosto do malte com o sabor do lúpulo.  

Avaliação final: Ótima cerveja. Amargor e adocicado equilibrado, gosto de malte e lúpulos. Do jeito que eu gosto.

Informações Oficiais

A AUTÊNTICA CERVEJA
Para comemorar o quinto aniversário da Eisenbahn, foi elaborada uma cerveja para esta data especial. Sua coloração é acobreada e os sabores predominantes são o malte, caramelo, pão e lúpulo. O adocicado do malte é agradavelmente equilibrado com uma generosa dose de lúpulos aromáticos. Esta cerveja combina com grelhados, queijos azuis, carne de porco, comidas tailandesas e indianas. A Eisenbahn 5 anos é uma cerveja de baixa fermentação do tipo Amber Lager e que passa pelo processo de dry hopping, técnica onde se adiciona lúpulo a frio.
(Informações do rótulo)

HISTÓRIA
A Amber Lager é uma variação da Vienna Lager, desenvolvida por Anton Dreher, pouco depois de o fermento da Lager ser isolado pela primeira vez. Praticamente extinta em sua região de origem, o estilo continuou no México para onde foi levado por Santiago Graf e outros cervejeiros austríacos, no final do século XIX. Posteriormente, cervejeiros americanos descobriram o estilo e adicionaram o processo de dry hopping, passando a chamá-la de Amber Lager.

DESCRIÇÃO
A Eisenbahn 5 foi criada para comemorar os 5 anos da cervejaria. É produzida com a técnica de dry hopping, ou seja, leva uma segunda adição de lúpulos aromáticos durante a maturação. Com isso, o aroma de lúpulo fica bem mais intenso e o adocicado do malte é agradavelmente equilibrado. Apresenta coloração acobreada e predominam os sabores de malte, caramelo, pão e lúpulo. É uma das cervejas mais lupuladas do Brasil. Copo indicado: Caldereta.

Tipo: Amber Lager
Família: Lager
Grau alcoólico: 5,4 %
Tipos de malte: 4
Temperatura Ideal: 4 – 6 °C
Versão: 355 ml

HARMONIZAÇÃO
Harmoniza com grelhados, carne de porco e hambúrguer. Entre os queijos, combina com os azuis, como roquefort, stilton e gorgonzola.


(Informações do site)

domingo, 27 de dezembro de 2015

Lay Back cerveja pilsen e chopp IPA

Dia 25 de Dezembro, em pleno Natal, eu, minha mulher e minha filha saímos com os avós e a titia para um passeio. Saímos de casa para ir ao Shopping, mas esquecemos que no Natal nada fica aberto, portanto, o destino acabou nos levando a Lagoa da Conceição. O dia foi agradável, com sol, nuvens e uma temperatura boa pra passeio, mas nem tanto para praia. A noite o clima agradável se estendeu e, no fim das contas, foi ótimo o shopping estar fechado. A lagoa estava movimentada, muitas pessoas passeando. Eram pessoas de todas as idades, jovens curtindo a noite badalada e famílias apreciando a paisagem única deste lugar. No início do centrinho da lagoa, onde ficam os bares noturnos, não estava muito movimentado, mas mais adiante, em torno do "shoppinzinho da lagoa" e da praça, era onde se concentrava a maior parte do público neste dia. Passando por lá de carro, decidimos ir ao espaço Food Truck Parking Lot. Estacionamos o carro e fomos direto pra lá. Quase todos os Food Truck estavam aberto e a pista de skate dentro do local estava agitada (a Serena adorou! :D ). Comemos Waffer de Nutella com morango e sorvete, crepes, sushi e, claro, pra refrescar eu tomei umas cervejas :D . Comecei os trabalhos com um chopp pilsen Eisenbahn de uma Kombi (estilo Food Truck) que estava na parte de fora do Parking Lot. Depois, já dentro do espaço, conheci a cerveja Lay Back. 
A cerveja Lay Back é vendida num Food Truck de mesmo nome. No momento eles estavam vendendo os chopps Pilsen e IPA e a cerveja Pilsen em garrafas de vidro de 300ml.

Food Truck Lay Back

Falando um pouco da marca, segundo o site:
A Lay Back Beer foi criado pela comunidade do Rio Tavares Mother Fuckers. Local que respira surf, skate, arte, musica e se toma muita cerveja.
Nosso mestre cervejeiro sempre trazia suas cervejas feitas em casa com variados sabores para as sessões de skate e foi através da opinião de todos que chegamos um dia na fórmula da Lay Back.
A Lay Back foi a primeira cerveja do mundo a ser criada para investir no skate. A cada garrafa vendida, 15 centavos serão destinados ao skate.
Nossa filosofia é fazer o skatista ter orgulho de tomar nossa cerveja.
A Lay Back é produzida pela cervejaria Saint Bier, escolhida pela sua qualidade e por seguir o padrão alemão na fabricação da cerveja.

Como tá escrito aí em cima, nada como ter essa marca sendo vendida num lugar como a lagoa da Conceição, em um lugar com pista de skate, não é mesmo!? ;) 
Mas falando das cervejas...
Experimentei primeiramente o chopp IPA. depois finalizei com a cerveja Pilsen em garrafa.

Chopp IPA


Chopp IPA (esqueci de tirar a foto antes de beber rsrs :P )

A impressão que tive ao beber foi de uma IPA muito amarga. O aroma era característico desse estilo, frutado intenso. Mas o que me chamou mais a atenção foi o amargor. Minha mulher e meu padrasto que não estão acostumados a tomar esse tipo de cerveja, disseram que o gosto parecia chá de boldo. Realmente tava bem amargo, mais amarga de todas as IPAs que tomei. Cheguei a perguntar pro vendedor se quantos IBU's tinha aquele chopp, mas ele não soube informar. Se a última IPA da Dado Bier que tomei era 58 IBU, com certeza essa passava dos 60. Eu gostei, depois de alguns goles a gente se acostuma com o amargo.

Cerveja Pilsen 


A impressão que tive desta cerveja foi de uma cerveja de amargor pronunciado e pouco adocicado e aroma maltado aparente. A cor é dourada meio acobreada e de líquido meio turvo. Espuma pequena e pouco duradora. É uma cerveja artesanal bem feita  e gostosa de tomar. Quero experimentá-la de novo, mas sem tomar outras antes pra apreciar melhor o sabor.
Segundo o site, a descrição deste cerveja é:
Coloração dourada e uma boa formação de espuma. A aparência da cerveja é apenas o começo...Ela logo revela um doce caramelo no aroma, com um toque floral e uma leve citricidade. No sabor, o adocicado do malte acompanha o suave amargor do lúpulo, tornando uma cerveja equilibrada, refrescante e aromática.

Outra coisa marcante da cerveja é a arte do rótulo, que por sinal é bem diferente...

Informações do rótulo.

Antes de irmos embora, paramos pra apreciar a lagoa no ponto de partida dos barcos que vão pra Costa. Aproveitei pra tirar uma foto da Serena brincando em cima de um dos barcos :D



Até a próxima!!!! ;)

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Tsingtao Lager


Cerveja: Tsingtao Lager
Cervejaria: Tsingtao Brewery
Fabricação: China
Estilo: Standar American Lager
Teor alcoólico: 4,7% vol
Ingredientes (rótulo): água, malte, arroz e lúpulo.
Volume: lata de 330ml
Preço médio: não sei!
Onde comprar: Supermercados (Angeloni)
Harmonização:
Temperatura ideal: 0 a 5 ºC
Degustada em: 15/12/2015

O que achei

Cerveja de espuma branca e espumosa (com bolhas grandes)  e pouca duração. Líquido dourado claro e agitado (borbulhando). Aroma leve de cervejas light lager. Gosto amargo leve, salgado e meio azedo também.  Carbonatação média. Tem um gosto pouco diferente de nossas cervejas comum. Deve ser por causa da adição de arroz na sua composição e as nossas usam mais milho. Não gostei muito. 


Avaliação final: Tem um gosto pouco diferente de nossas cervejas comum. Deve ser por causa da adição de arroz na sua composição e as nossas usam mais milho. Não gostei muito.

Informações Oficiais

THE RISE OF TSINGTAO
HISTORICAL FACTS FROM TSINGTAO’S PAST
In 1903, beer-savvy settlers from Germany and Great Britain founded Tsingtao Brewery in Qingdao, China.
The first Tsingtao beer was served on December 22, 1904, most likely at a live kung-fu fight.
Tsingtao brew masters use some of the finest ingredients from around the world. But what makes Tsingtao Tsingtao is the fresh spring water from Laoshan Mountain, the same place China’s ancient religious belief Taoism originated.
Lucky for you Tsingtao decided to share its beer with the rest of the world. It began exporting in 1954, eventually coming to the U.S. in 1972.
Today Tsingtao is the #1 Chinese beer in the U.S. and the #1 consumer product exported from China, and we all know China makes a lot of stuff.


(Informações do site)

Zehn Bier Pilsen Extra



Cerveja: Zehn Bier Pilsen Extra
Cervejaria: Hezbier Cervejaria Ltda
Fabrica e engarrafado por Hezbier Cervejaria Ltda, Rua Benjamin Constant, 26. São Luiz - Brusque - SC
Estilo: Dortmunder Export
Teor alcoólico: 5,6% vol
Ingredientes (rótulo): água, malte pilsen, lúpulo e levedura.
Volume: garrafa de 500 ml
Preço médio: Não sei, ganhei de presente
Onde comprar: em supermercados
Harmonização: 
Temperatura ideal:0 a 5 ºC (informação do rótulo)
Degustada em: 19/12/2015

O que achei

Líquido de cor dourada bem forte, opaco e um pouco turvo. Espuma bege, pequena e de pouca duração. Aroma maltado moderadamente (a presença de maior quantidade de malte também pode ser percebida pela cor). Sabor levemente amargo, com um suave toque de grãos um tostado.  É possível ver pequenos fragmentos no líquido. Além disso, no processo de engarrafamento passou muita quantidade de fermento que se acumula no recipiente de fermentação para a garrafa. No fundo dela estava acumulado muito fermento.


Avaliação final: O sabor é bom, mas não gostei dessa concentração de fermento no fundo. Tinha mais do que o normal. Cheguei a tirar umas fotos da cerveja no meu copo com um pouco do fermento no fundo. Mas na garrafa tinha bastante que ficou até grudado no fundo.


Informações Oficiais

Cerveja tipo Lager cristalina, de baixa fermentação e suave amargor. Produzida com os mais puros ingredientes e combinação perfeita de um blend de maltes selecionados.
(Informações do rótulo)

Cerveja tipo Lager cristalina, de baixa fermentação e suave amargor. Seu aroma revela a maior presença de malte, o que a torna mais dourada. Produzida com os mais puros ingredientes e combinação perfeita de um blend de maltes selecionados. Possui paladar bem definido e proporciona um equilíbrio perfeito entre o amargor e o aroma.

Família: Lager
Estilo: Dortmunder Export
Graduação Alcoólica: 5,6% vol.
Coloração: Dourado
Espuma: Boa formação e média duração
(Informações do site)

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Dado Bier Weiss


Cerveja: Dado Bier Weiss
Cervejaria: Dado Bier
Fabricação: Produzido e envazado por Santamate Ind. e Com. Ltda, Santa Maria/RS para Eduardo Bier Indl. e Coml. de Prod. Alim. Ltda. Porto Alegre/RS.
Estilo: German Weizen
Amargor: 12IBU
Teor alcoólico: 5,0% vol
Ingredientes (rótulo): água, malte de cevada, malte de trigo, lúpulo e fermento.
Volume: garrafa de 600 ml
Preço médio: R$ 9,00 (mais ou menos!)
Onde comprar: em supermercados (comprei no Bistek)
Harmonização: saladas, frutos do mar e pratos picantes.
Temperatura ideal: mais ou menos 5 ºC (informação do rótulo)
Degustada em: 15/12/2015

O que achei

Cerveja de cor amarelo palha e de líquido turvo com bastante Carbonatação. A espuma é grande, mas bem espumosa com muita bolhas e não se mantendo por muito tempo. É uma cerveja que exala um aroma característico, mas senti um pouco mais de álcool em relação a outras Weiss. O sabor é leve, quase nada amargo,  pouco adocicada e meio aguada. Na segunda leva (pois não deu de colocar tudo no copo na primeira vez) pude perceber a quantidade de leveduras no fundo da garrafa. A cerveja ficou com uma cor esbranquiçada (foto abaixo),  cremosa e com um aroma muito gostoso. Agora ela está bem encorpada e nada aguada. Infelizmente para uma garrafa de 600ml,  não dá para tomar num copo só. A cerveja precisa ser mexida para liberar as leveduras do fundo. Acabei não fazendo isso é ficou aguada num primeiro momento e bem encorpada e aromática dps. Confesso que gostei de tomar dessa forma. Foi uma surpresa bem gostosa no final.

Avaliação final: Muito boa, mas da próxima vez vou dar uma mexida na garrafa pra espalhar melhor as leveduras.


Atualização 22/12/2015: A Dado Bier tem também uma versão da cerveja de trigo em lata de 473ml. Está é uma cerveja de produção em alta escala, igual a sua lager em lata. É perceptível que a Weiss em garrafa é superior no sabor, na espuma e no corpo em comparação a esta de lata. Entretanto, esta dá um banho em sabor em relação, por exemplo, a Brahma Extra Weiss também vendida em alto escala. Peguei ontem o preço de R$ 5,65 nesta lata.
Quer comprar uma cerveja de trigo boa e com preço acessível? Esta eu recomendo!!


Informações Oficiais

De alta fermentação, elaborada com água mineral e maltes de trigo e cevada especialmente selecionados. A DaDo Bier Weiss possui cor clara e médio teor alcoólico. De paladar bastante versátil, é excelente combinação com frutos do mar, saladas e pratos picantes.
(Informações do rótulo)

DESCRIÇÃO
A DaDo Bier Weiss é uma German Hefe Weiss de cor clara e espuma cremosa, tem sabor suave e levemente frutado que revela notas de cravo e banana. Com textura e corpo mais densos devido à presença de partículas de fermento em suspensão, é uma cerveja de trigo com aspecto turvo – e uma das preferidas de quem está descobrindo a diversidade de sabores das cervejas artesanais. Sua receita é um verdadeiro resgate das raízes alemãs.


(Informações do site oficial)

Harboe Premium Pilsner



Cerveja: Harboe Premium Pilsner
Cervejaria: Harboes Bryggeri
Fabricação: ?
Estilo: German Pilsner
Teor alcoólico: 4,6% vol
Ingredientes (rótulo): água, malte e lúpulo.
Volume: lata de 330ml
Preço médio: não sei!
Onde comprar: Supermercados (Angeloni)
Harmonização:
Temperatura ideal: 0 a 5 ºC
Degustada em: 15/12/2015

O que achei

Cerveja dourada de espuma branca pequena e de duração média baixa. Aroma suave de malte de cevada. Sabor levemente amargo. Tem um pouco de doce e salgado ao mesmo tempo.  A carbonatação me parece mediana. 


Avaliação final:  É uma cerveja refrescante. Na mesma linha das nossas Premium American Lager, só que mais carbonatada. Lembra a Serra Malte. 

Informações Oficiais

Harboe Pilsner 4,6%
Light, crisp and refreshing, this is our Danish Harboe Pilsner 4.6%. Light in alcohol and full aroma, the best of both worlds! There is nothing better after a day of hot sun or hard work than this light version of a Pilsner beer.

Alc/Vol: 4.6%
(Informações do site)

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Zehn Bier Porter



Cerveja: Zehn Bier Porter
Cervejaria: Hezbier Cervejaria Ltda
Fabrica e engarrafado por Hezbier Cervejaria Ltda, Rua Benjamin Constant, 26. São Luiz - Brusque - SC
Estilo: Porter (Lager)
Teor alcoólico: 5,6% vol
Ingredientes (rótulo): água, malte pilsen, malte caramelizado, lúpulo e levedura.
Volume: garrafa de 500 ml
Preço médio: Não sei, ganhei de presente
Onde comprar: em supermercados
Harmonização: 
Temperatura ideal: mais ou menos 10 ºC (informação do rótulo)
Degustada em: 13/12/2015

O que achei

Espuma amarronzada de duração media alta, se mantém pequena até o último gole. O líquido é escuro e opaco. O aroma é de grãos torrados lembrando café e também caramelo. No sabor continua lembrando café,  mas também um leve toque de chocolate. Baixo adocicado e baixo amargor. Retrogosto de grãos torrados e chocolate. A carbonatação  eu diria que é média. Mesmo no último gole ainda se vê bolhas se formando no copo.


Avaliação final: Me pareceu mais azeda e encorpada que a Opa Bier Porter. Não sei dizer qual é a melhor.

Informações Oficiais

Cerveja tipo Lager escura de baixa fermentação e baixo amargor. produzido a partir da combinação de três maltes: Pilsen, Torrado e Caramelo, apresentando um paladar de café e chocolate. Encorpada com espuma marrom e duradoura.
(Informações do rótulo)

Zehn Bier Porter consegue ser a equação perfeita entre os sabores doce e amargo. É cremosa e provoca um gosto de satisfação. Produzida com três tipos de malte: pilsen, caramelo e torrado. O malte torrado transfere para a cerveja os aromas de chocolate e de café. Segue o estilo originário da Inglaterra, onde ganhou esse nome por ser a preferida dos trabalhadores portuários londrinos, conhecidos como Porters.

Família: Lager Escura
Estilo: Porter
Graduação Alcoólica:
5,6% vol.
Coloração:
Marrom
Espuma:
Boa formação e persistência
(Informações do site)

domingo, 13 de dezembro de 2015

Presidente Pilsener acompanhado de uma Paeja e charutos

Na sexta-feira eu e minha família fomos convidados para um belíssimo jantar na casa da Vivian e do André. Os dois contrataram cozinheiros para preparar uma deliciosa Paeja com mariscos, camarões e lagostas. Além disso, foram servidos espumantes, vinhos e cervejas. A cerveja basicamente era a Budwaiser e algumas que eu levei e que já falei aqui no blog (Eisenbahn's Weizenbier e Dunkel e Brahma's Extra Lager, Red Lager e Weiss). 
De aperitivo foi servido canudos, aqueles famosos canudos de maionese de batatas, mas com um recheio de creme de camarão e com uma lasca de limão em cima. Acabei não experimentando! :/... Mas minha mulher adorou. Meu aperitivo na verdade foi um belo charuto da Republica Dominicana que a Vivian trouxe de sua viagem ao país e fez questão que eu experimentasse (ainda ganhei outro pra fumar em casa! :D )
A sobremesa ficou por conta de um delicioso bolo de chocolate com recheio de doce de leite, servido junto com uma bola de sorvete de creme.

Momento da preparação da Paeja.



Mesa servida com a presença dos cozinheiros.

Bebidas...


O jantar no geral foi maravilhoso, nossa filha e minha afilhada Valentina foram como sempre muito paparicadas. :D :D :D



Mas falando de cerveja...
A Vivian me apresentou também uma cerveja popular na República Dominicana que trouxeram da viagem. A cerveja que vos falo é a Presidente Pilsener.



Cerveja: Presidente Pilsener
Cervejaria: Cerveceria Nacional Dominicana
Grupo: AmBev
Fabricação: Santo Domingo, República Dominicana
Site : http://www.cnd.com.do/
Estilo: Standard American Lager
Teor alcoólico: 5,0% vol
Ingredientes (rótulo): agua, cebada malteada, cereales no malteados, azúcar y lúpulo.
Volume: lata de 350ml (eu acho!)
Preço médio: não sei!
Onde comprar: foi trazida de lá para cá.
Harmonização:
Temperatura ideal: 0 a 5 ºC
Degustada em: 11/12/2015

O que achei

É uma cerveja de líquido calmo, dourado e reluzente. Com pouca (ou quase nada) formação de espuma. O aroma é baixo (não consegui perceber nada de especial). É uma cerveja refrescante de ser bebida, com baixo amargor, um leve sabor adocicado e de baixa carbonatação.

Avaliação final: Não é nenhuma cerveja excepcional, mas valeu por experimentá-la nesse jantar especial.

Informações Oficiais

DESCRIPCIÓN DEL PRODUCTO

Lanzada al marcado en 1935, durante más de siete décadas Presidente ha estado unida a la forma particular de sentir y de ser de los dominicanos, asociando las ocasiones de consumo a grandes celebraciones entre amigos y desarrollando una verdadera cultura cervecera en nuestro país.

La exitosa presencia de Presidente en mercados internacionales, unida a su gran aceptación por parte de los turistas que nos visitan, contribuye a la proyección internacional de la calidad de los productos de la República Dominicana y de los recursos y atractivos del país y de su gente.

DOSSIER DE PRODUCTO

Tipo de cerveza: cerveza rubia, tipo Pilsner.

Contenido alcohólico: 5%.

Presentaciones: botellas de 12, 22 y 32 onzas, y latas de 12 onzas.

En la web: www.presidente.com.do

www.presidente-beer.com

www.facebook.com/cervezapresidente

@CervPresidente
(Informações do site)

Dado Bier IPA



Cerveja: Dado Bier IPA
Cervejaria: Dado Bier
Fabricação: Produzido e envazado por Santamate Ind. e Com. Ltda, Santa Maria/RS para Eduardo Bier Indl. e Coml. de Prod. Alim. Ltda. Porto Alegre/RS.
Site : http://www.dadobier.com.br/
Estilo: American Indian Pale Ale
Amargor: 58IBU
Teor alcoólico: 6,2% vol
Ingredientes (rótulo): água, malte de cevada, lúpulo e fermento.
Volume: garrafa de 600 ml
Preço médio: R$ 12,00 (mais ou menos!)
Onde comprar: em supermercados (comprei no Bistek)
Harmonização: carnes, embutidos e pratos apimentados.
Temperatura ideal: mais ou menos 10 ºC (informação do rótulo)
Degustada em: 10/12/2015

O que achei

É uma cerveja de aroma intenso e marcante. No abrir da garrafa já se nota o aroma frutado. No copo cheirando com mais cuidado percebe-se um aroma cítrico, lembrando a laranja e o abacaxi e, também, o maracujá (característico deste tipo de cerveja). A cor do líquido é meio acobreada. A espuma é de cor bege, de boa duração e de consistência entre cremosa e espumosa. No sabor percebe-se o amargor intenso desse estilo de cerveja. O sabor frutado também está presente no paladar, mas o que persiste é o amargo.

Avaliação final: É um estilo de cerveja que tem me agradado ultimamente, mas não é uma cerveja recomendada pra tomar em demasia. Gosto de tomá-la quando quero me refrescar. Apesar da indicação de ser tomada entre os 8 ºC, prefiro apreciá-la um pouco mais gelada.

Informações Oficiais

A Indian Pale Ale tem sua origem no século XVIII. Foi elaborada para os oficiais britânicos residentes na Índia durante o período colonial, que enfrentavam um calor intenso e a ausência de água potável. Para suportar a longa viagem desde a Inglaterra, a cerveja era produzida com bastante lúpulo, conferindo um aroma frutado e elevado amargor. A Dado Bier IPA é uma American India Pale Ale moderadamente forte e decididamente lupulada, seguindo a versão americana do estilo inglês. Elaborada com três lúpulos americanos (Cascade, Chinook e Ahtanum) e ainda lupulagem por Dry Hopping, apresenta aromas cítricos e de maracujá, coloração dourada e teor alcoólico de 6,2% vol.
(Informações do rótulo)

DESCRIÇÃO
A DaDo Bier IPA é uma American India Pale Ale moderadamente forte e decididamente lupulada, seguindo a versão americana do tradicional estilo inglês. Elaborada com três lúpulos americanos – Cascade, Chinook e Ahtanum – e ainda lupulagem por DryHopping, apresenta aromas cítricos e de maracujá, coloração dourada e teor alcoólico de 6,2%vol.

(Informações do site oficial da Dado Bier)



(Informações do site http://loja.weconsultoria.com.br/)




quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Sul Americana Pilsen


Cerveja: Sul Americana Pilsen
Cervejaria: Cervejaria Sankt Gallen
Fabricado e envasado sob concessão da cervejaria Sankt Gallen por Arbor Brasil - Teresópolis/RJ
Site : http://www.vilastgallen.com.br/
Estilo: Standard (ou Premium) American Lager
Teor alcoólico: 5,0%
Ingredientes (rótulo): Água, malte, lúpulos, antioxidantes INS 316 e INS 223 e estabilizante INS 405
Volume: garrafa de vidro de 600ml
Preço médio: R$ 6,45 (Promoção)
Onde comprar: em supermercados
Harmonização: combina muito bem com petiscos em geral, defumados, embutidos e castanhas, além do tradicional churrasco.
Temperatura ideal: 3 a 4ºC
Degustada em: 09/12/2015

O que achei

Cerveja modesta com um creme espumoso e meio dourada (não totalmente branca) de duração média. Nota-se uma boa Carbonatação de média pra alta. Amargor baixo e levemente adocicado.

Avaliação final: Uma cerveja leve de se beber, refrescante. Nada de especial, cerveja modesta.

Informações Oficiais

Sul Americana é uma cerveja refrescante, de baixa fermentação, que apresenta excelente equilíbrio entre o puro malte de cevada e o aroma dos lúpulos especiais. Seu sabor distinto combina muito bem com petiscos em geral, defumados, embutidos e castanhas, além do tradicional churrasco.
(Informações do rótulo)


Eisenbahn Dunkel



Cerveja: Eisenbahn Dunkel
Cervejaria: Eisenbahn
Grupo: Brasil Kirin
Fabricação: Brasil – Blumenau/SC
Site : www.eisenbahn.com.br
Estilo: Schwarzbier (Lager)
Teor alcoólico: 4,8%
Ingredientes (rótulo): água, malte e lúpulo.
Volume: garrafa de vidro de 355ml
Preço médio: R$4,99
Onde comprar: em supermercados
Harmonização: com churrascos, feijoada e molhos fuhghi, assim como um bom charuto.
Temperatura ideal: 4 a 6 graus
Degustada em: 09/12/2015

O que achei

Cerveja de cor preta opaca e de espuma amarronzada. Aroma bem marcante de grãos torrados lembrando o café. Sabor amargo com notas de torrefação de café. O líquido se apresentou calmo no copo e na boca, caracterizando uma carbonatação baixa. Retrogosto levemente amargo e de grãos torrados. 

Avaliação final: Lembra a sagres preta, mas é levemente mais adocicada. Cerveja que me agradou ao paladar. Estou degustando com um churrasco.

Informações Oficiais

A AUTÊNTICA CERVEJA
A Eisenbahn Dunkel é feita com 5 tipos de malte de cevada, entre eles os maltes torrados, que conferem notas de torrefação de café. Perfeita para combinar com churrascos, feijoada e molhos fuhghi, assim como um bom charuto.
(Informações do rótulo)

HISTÓRIA
O estilo Schwarzbier é uma especialidade da região Sul da Turíngia e norte da Francônia, na Alemanha. Trata-se de uma variação do estilo Munich Dunkel.

DESCRIÇÃO
Seguindo a Lei Alemã da Pureza, a Eisenbahn Dunkel não é escurecida com caramelo ou corantes. Sua cor é proveniente do malte de cevada torrado, o que lhe confere paladar e aroma com notas de torrefação que lembram café. Copo indicado: Munich Tulip.

Tipo: Dunkel
Família: Lager
Grau alcoólico: 4,8%
Tipos de malte: 5
Temperatura Ideal: 4 – 6 °C
Versão: 355 ml

HARMONIZAÇÃO
Harmoniza com feijoada, carne de porco com molhos de frutas, chucrute, carnes assadas, combinações doces e salgadas, salsichas, frango assado, peixes encorpados, molho funghi e comida chinesa. Combina também com charutos. Entre os queijos, harmoniza com os duros, como grana padano, parmesão, pecorino e cheddar (tradicional).


(Informações do site)

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Stella Artois no Books & Beers

Ontem foi uma terça-feira diferente. Era aniversário de um colega de faculdade, o Daniel Dezan de Bona. Ele marcou de reunir os amigos dele e os nossos de faculdade no bar Books & Beers na Lagoa da Conceição. O lugar é aconchegante com uma decoração remetendo a livros e bebibas. e que serve bons drinks e comida. O que me chamou a atenção foi o cardápio extenso e montado no formato de um livro... bem legal a ideia! Nele pude conferir uma variedade grande de cervejas especiais. É um bom lugar para degustar cervejas diferentes. O que não me agradou foi o preço das comidas e, principalmente, das cervejas! Prefiro comprar cervejas especiais em supermercados ou nas próprias cervejarias, pois se encontram preços mais justos.
Para não ficar sem beber e comer nada, dividimos entre 4 amigos um balde de 4 Stella Stois de garrafa litrão. E ainda dividi com um amigo um prato com 4 mini-hambúrgueres feitos de carne e calabresa. Muito deliciosos!!!!

Mas falando em cerveja... Ainda não havia feito um post com a tão popular Stella Artois...



Cerveja: Stella Atois
Produzido e engarrafado: AmBev
Grupo: Anheuser-InBev
Fabricação: Brasil
Site : http://www.stellaartois.com/
Estilo: Premium American Lager
Teor alcoólico: 5,2%
Ingredientes (rótulo): Água, malte, cereais não maltados, e lúpulo.
Volume: garrafa de vidro de 990 ml.
Preço médio: R$20,00 (no restaurante)
Onde comprar: em supermercados, bares e baladas noturnas.
Harmonização: petiscos.
Temperatura ideal: 0 a 4 graus
Degustada em: 09/12/2015

O que achei

É uma cerveja de cor dourada pálida e líquido límpido e com bastante borbulhas. A espuma é pequena e pouco duradoura. Apesar de ser uma cerveja com cereais não maltados ela é bem feita. Possui um amargor na medida. É um pouco adstringente no retrogosto. Pelo olhar e pela a impressão de ardência na boca, diria se tratar de uma cerveja de carbonatação média para alta.

Avaliação Final: É uma cerveja boa, de rótulo e garrafa bem apresentáveis, porém se paga muito pela marca.

Informações Oficiais

Cerveja Lager
The Classic European Beer Since 1366
STELLA ARTOIS é uma cerveja com mais de 600 anos de tradição. Esta autêntica cerveja belga foi criada numa cervejaria fundada em 1366 em Leuven. Desde então STELLA ARTOIS é reconhecida pela sua origem, tradição e qualidade.
(Informações do rótulo)

A receita da Cerveja Stella Artois foi criada, originalmente, como um presente de Natal para os habitantes da pequena cidade de Leuven, na Bélgica. Cristalina, recebeu o nome de Stella, estrela em Latim. Seu aroma suave possui notas maltadas. Suave, uma cerveja com mais de 600 anos de tradição e receita única. A chegada de Stella Artois ao Brasil foi concretizada em 2005. Para viabilizar a produção da cerveja no país, um mestre-cervejeiro passou cerca de seis meses entre São Paulo e Leuven, estudando sua receita, seu processo especial de fabricação, o ritual de degustação e todos os detalhes que tornam Stella Artois uma cerveja perfeita. Sua receita única produz uma autêntica cerveja belga com aromas suaves e notas maltadas.

(Informações do site)

Termino esse post com uma foto registrando o momento no bar Books & Beers.


terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Wolters Pilsener



Cerveja: Wolters Pilsener
Cervejaria: Hofbrauhaus Wolters 
Fabricação: Alemanha
Site : http://www.hofbrauhaus-wolters.de/
Estilo: German Pilsner
Teor alcoólico: 4,9%
Ingredientes (rótulo): água, malte de cevada, lúpulo e extrato de lúpulo.
Volume: Lata de 330ml
Preço médio: R$2,99
Onde comprar: em supermercados (comprei no Angeloni)
Harmonização:
Temperatura ideal: 3 a 7 graus
Degustada em: 07/12/2015

O que achei

É uma cerveja bem dourada e de líquido límpido. A espuma e de cor quase beje (não é bem branca!!!), bem cremosa e de boa duração. Aroma lupulado um pouco herbal. Sabor um pouco amargo e refrescante. Me lembrou a Pilsen da Eisenbahn. Pela espuma e a formação do gás na boca diria que se trata de uma cerveja de carbonatação média.

Avaliação Final: É uma cerveja boa, mas não tem um sabor marcante que se destaque em relação a outras que tomei. Esperava um sabor diferente por se tratar de uma cerveja importada.

Informações Oficiais

Wolters Pilsener
cans
Our distinctive Pilsener beer, well balanced bitterness and easy to drink. Gold in colour, fresh and very digestible.

Bavaria Premium



Cerveja: Bavaria Premium
Cervejaria: Cervejaria Heineken
Grupo: Heineken
Fabricada e envasada: CKBR S.A. e Cervejaria Kaiser Nordeste S.A. (em vários Estados do Brasil)
Site : http://www.heinekenbrasil.com.br/?bavariaPremium
Estilo: Premium American Lager
Teor alcoólico: 4,8%
Ingredientes (rótulo): água, malte e lúpulo, estabilizante INS 405 e Antioxidantes INS 316 e INS 224.
Volume: Lata de 350ml
Preço médio: R$2,09
Onde comprar:Supermercados
Harmonização: Petiscos
Temperatura ideal: 0 a 5 graus
Degustada em: 07/12/2015

O que achei

É  uma cerveja de puro malte de cor dourada pálida e líquido límpido e reluzente. Espuma branca com bolhas aparente e pouco duradoura. Aroma maltado com sabor pouco amargo e um pouco adocicado. Pela cor pálida,  percebe-se que é  uma cerveja que usa pouco malte. É parecida na cor com a Original. Carbonatação médio-baixa.

Avaliação final: Cerveja leve e refrescante. Se destaca entre as tradicionais. Vale muito a pena pelo preço que se paga.

Informações Oficiais

Bavaria é uma das principais marcas de cerveja do Brasil, do ano de 1877. São mais de 130 anos levando a você uma cerveja de altíssima qualidade e sabor suave, com Receita Puro Malte, sem adição dos cereais não-maltados presentes nas cervejas comuns. Sua tradicional receita segue a forma alemã mais classicade produção de cerveja, utilizando água pura, puro malte de cevada, lúpulo e levedura. Premiada desde 1893, a obra-prima produzida por Heinrich Stupakpff E Cia é muito mais saborosa, perfeita para ser degustada por verdadeios conhecedores.
(Informações do rótulo)

Produzida com puro malte, sem adição dos cereais não maltados presentes nas cervejas comuns, a Bavaria Premium se destaca pelo sabor. Malte e lúpulo cuidadosamente selecionados criam uma obra-prima da arte dos melhores mestres cervejeiros.

Feita para ser degustada por verdadeiros conhecedores, a cerveja Bavaria Premium é do tipo Pilsen, com espuma cremosa e teor alcoólico de 4,8%, e passa por um período de 15 dias de maturação e fermentação.
(Informações do site)

Eisenbahn weizenbier



Cerveja: Eisenbahn Weizenbier
Cervejaria: Eisenbahn
Grupo: Brasil Kirin
Fabricação: Brasil – Blumenau/SC
Site : www.eisenbahn.com.br
Estilo: German Weizen (Ale)
Teor alcoólico: 4,8%
Ingredientes (rótulo): água, malte de trigo, malte de cevada, lúpulo e levedura.
Volume: garrafa de vidro de 355ml
Preço médio: R$4,99 (comprei na promoção R$3,33)
Onde comprar: em supermercados (Bistek, Angeloni)
Harmonização: comida mexicana, tailandesa, chinesa, indiana e frutos do mar.
Temperatura ideal: 3 a 6 graus
Degustada em: 03/12/2015

O que achei

É uma cerveja de cor amarelo-caramelo e de líquido turvo característico de cerveja não  filtrada. Tem espuma densa, cremosa e duradoura. É uma cerveja aromática, refrescante e mais intensa que as últimas cervejas de trigo que tomei. Sabor frutado remetendo ao trigo, com um adocicado médio e um azedo suave no retrogosto. 

Avaliação final: Boa weizen... Aprovado! Está me fazendo companhia junto a um frango grelhado com verduras (também na grelha) e salada de rúcula, azeitonas e ovo de codorna.

Informações Oficiais

A AUTÊNTICA CERVEJA
A Eisenbahn Weizenbier é uma tradicional cerveja de trigo que segue os métodos de produção empregados no sul da Alemanha. Por não passar pelo processo de filtração, a Weizenbier conserva em cada garrafa a levedura cervejeira, o que confere a turbidez característica desse estilo.Combina com comida mexicana, tailandesa, chinesa, indiana e frutos do mar.
(Informações do rótulo)

HISTÓRIA
A Weizenbier é uma tradicional Ale, originária do Sul da Alemanha. Extremamente refrescante, é consumida com maior frequência no verão. Famosa por não ser filtrada e ter ótima formação de espuma, tem em sua receita pelo menos 50% de trigo.

DESCRIÇÃO
A Eisenbahn Weizenbier é uma cerveja não filtrada; por isso, conserva a levedura cervejeira, ganhando aparência turva. Extremamente leve e saborosa, tem como uma de suas principais características o aroma com notas de cravo e banana. Copo indicado: Weizen.

Tipo: Weizenbier
Família: Ale
Grau alcoólico: 4,8%
Tipos de malte: 2
Temperatura ideal: 3 – 6 °C
Versão: 355 ml

HARMONIZAÇÃO
Harmoniza com comidas mexicana, tailandesa, indiana e chinesa, salsicha de carne de vitela branca com mostarda doce, carne de porco assada, frutos do mar ao vapor e lagosta. Entre os queijos, combina com os macios de casca branca, como brie, camembert e saint-maure; o semimacio chevrotin; e ainda com boursin, chabichou, chèvre e chèvre à l´huile.


(Informações do site)

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Dado Bier Original



Cerveja: Dado Bier Original
Cervejaria: Dado Bier
Fabricação: Produzido e envazado por Santamate Ind. e Com. Ltda, Santa Maria/RS para Eduardo Bier Indl. e Coml. de Prod. Alim. Ltda. Porto Alegre/RS.
Site : http://www.dadobier.com.br/
Estilo: Premium American Lager (?) ou German Pilsener (?)
Amargor: 30IBU
Teor alcoólico: 5,0% vol
Ingredientes (rótulo): água, malte de cevada, lúpulo e fermento.
Volume: garrafa de 600 ml
Preço médio: R$ 8,00 (?? não lembro??)
Onde comprar: em supermercados (comprei no Bistek)
Harmonização: saladas, peixes e carnes.
Temperatura ideal: mais ou menos 5 ºC
Degustada em: 02/12/2015

O que achei

De cor dourada e turva. Espuma meio suja, cremosidade e duração média. Aroma frutado. Sabor encorpado levemente amargo,  e pouco adocicado. Cerveja que deixa um sabor gostoso adocicado e amargo na medida no retrogosto. Carbonatação média-baixa.

Avaliação final: Esta DadoBier eu aprovo. Achei o sabor dela na medida certa. Não muito frutada nem muito amarga. Sabor na medida.

Informações Oficiais

A Dado Bier Original é uma Pilsen Extra de cor dourada, amargor pronunciado e um intenso aroma de lúpulo resultante do processo de lupulagem por DryHopping. É inspirada na primeira cerveja produzida pela Dado Bier, ainda em 1995, e é elaborada com alguns dos melhores lúpulos do mundo. A receita é completa com um blend de maltes importados selecionados.

FICHA TÉCNICA

SUGESTÃO DE HARMONIZAÇÃO
Filé de Costela ao Molho de Pimenta verde
A Dado Bier Original harmoniza com carnes, peixes, massas e saladas. Uma boa cerveja no caneco e no prato um belo filé de costela! O Filé de Costela ao Molho de Pimenta Verde é um Cotê de Boeuf ao molho de pimenta verde . Servido com batatas fritas e chalotas ao forno. Você saboreia esta harmonização na Dado Bier do Bourbon Country e Dado Pub Bela Vista.
(Informações do site)

Antarctica Original


Cerveja: Antarctica Original
Cervejaria: AmBev
Grupo: Anheuser-InBev
Fabricação: Brasil
Site : http://www.antarctica.com.br/
Estilo: Standard American Lager
Teor alcoólico: 5,0% ABV
Ingredientes (rótulo): Água, malte, cereais não maltados, carboidratos, lúpulo, antioxidante INS 316 e INS 221 e estabilizante 405.
Volume: garrafa de vidro de 300ml
Preço médio: R$2,99
Onde comprar: em supermercados, bar e botecos.
Harmonização: petiscos.
Temperatura ideal: 0 a 5 graus
Degustada em: 02/11/2015

O que achei

Cerveja de espuma branca, com bastante formação de bolhas e com duração média baixa. Cor dourada pálida e líquido límpido. Sem aroma marcante. O sabor não tem nada de mais,  um pouco salgada e amarga e de carbonatação média. Cerveja simples e refrescante, iguais às outras cervejas Standard American Lager vendidas em massa no Brasil.

Avaliação: Depois de tomar várias cervejas da mesma categoria mas com puro malte,  é perceptível o gosto semelhante que tem todas as cervejas que possuem cereais não maltados na sua composição tem. E quando ela fica um pouco quente é que se percebe um gosto quase que intragável, meio de papelão, milho, sei lá...

Informações oficiais

Como toda típica cerveja do tipo pilsen, é clara e tem baixa fermentação. Principal produto da cervejaria Antarctica, é composta de extrato primitivo e tem aroma, sabor e amargor suaves. Antarctica Pilsen é uma clássica cerveja Pilsen que combina tradição e Qualidade. A cada dia conquista mais admiradores e é hoje conhecida como a cerveja BOA de verdade.

Histórico

Fundada em 1885, a Cia Antarctica Paulista situada no bairro de Água Branca, São Paulo. Inicialmente produzia gelo e gêneros alimentícios. Em 1888 lança a cerveja Antarctica, que teve seu primeiro anúncio publicado no jornal "A Província de São Paulo" (atual Estado de São Paulo) em março de 1889: "Cerveja Antarctica em garrafa e em barril - encontra-se à venda no depósito da fábrica à Rua Boa Vista, 50". Em 1895 a Antarctica ganha sua primeira logomarca: uma estrela de seis pontas com a letra"A" no centro.

Foi em 1935 que os famosos pingüins de Antarctica passaram a integrar o seu rótulo, acompanhados de uma estrela dourada.

Em 1979 passou a ser exportada para os Estados Unidos, Europa e Ásia.

Em 2001, A Antarctica trouxe novas alterações nos seus rótulos. O famoso rótulo retangular atravessado por uma faixa que azul - que lhe rendeu este apelido - mudou com a introdução da cara que conhecemos hoje, mas sempre mantendo seu símbolo maior, os pingüins.

Desde o final de 2003, Antarctica lançou, com muito sucesso, a campanha da "BOA", que consolidou sua posição no mercado brasileiro. O clube da BOA - Bebebores Oficiais de Antarctica - conta com uma grande legião de associados, verdadeiros apreciadores de uma cerveja de qualidade. Afinal, Boa, só se for Antarctica.
(Informações do site)

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

A noite dos pais no Centro de Floripa

É comum acharmos que as atividades do centro de Florianópolis finalizam às 19hs. Bem... na verdade encerram-se as atividades diurnas como o comércio em geral, mas iniciam outras justamente para uma parcela de pessoas que curtem a boemia das noites do Centro. Essas noites que são repletas de opções, sejam elas, baladas noturnas, casas de shows ou bares para todos os gostos. Basicamente, funcionam todos os dias, mas é preciso estar inserido neste meio para saber qual a melhor opção do dia.
Como já havia comentado em outros posts, tenho ultimamente frequentado o Centro de Floripa nas noites de terça-feira com meu amigo Alisson. Nós até a batizamos de "a noites dos pais" em homenagem a conquista deste dia perante nossas mulheres e que não abrimos mão de jeito nenhum rsrsrs :P.
Hoje resolvi escrever um pouco sobre nossas noites, como base nesta última terça (dia 01 de Dezembro), mostrando um pouco da nossa rotina de bar em bar experimentando chopes e cervejas.

Canto do Noel 


Como sempre, iniciamos os trabalhos no boteco chamado Canto do Noel. É um boteco tradicional de Floripa que está em atividade desde 1952 em um casarão antigo, localizado na Rua Tiradentes, esquina com a famosa Travessa Ratcliff, onde se encontram outras opções de bares para todos os gostos, desde os que servem cervejas baratas aos que servem bons chopes e cervejas.
Atualmente, o Canto do Noel servem somente chopes e bons petiscos de bar. Além disso, aos finais de semana ele promove nas tardes de sábado uma roda de samba que é muito bem falada (não tive ainda o prazer de conhecer, mas está nos meus planos...). Abaixo uma foto do Canto do Noel e da travessa Ratcliff.


Escolhemos esse boteco como o nosso bar predileto porque justamente as terças eles promovem chope em dobro de todos os estilos. Além disso, somos muito bem atendidos pelos garçons, em especial o Douglas que se tornou nosso amigo por também fazer parte do clube dos pais de meninas.
Sobre os chopes, nesse dia tinham no cardápio do Canto do Noel cinco estilos: Pale Ale e Red Ale da Bierland, Extra Viva da Coruja, Belgian Golden Ale e Pilsen da Saint Bier. Todos muito bons, mas sobrou opção de chopes frutados. Senti falta de uma Porter ou uma Bock que eles também costumam servir. Abaixo descrevo um pouco dos chopes que tomei.

Mas antes... um brinde!!! ;)

Pale Ale da Bierland

O primeiro chope que tomei foi o Pale Ale da Bierland. Este é um chope de cor dourado meio acobreado de líquido bem límpido com aroma frutado e sabor cítrico e amargo intenso. Gostoso e refrescante de tomar.

Informações oficiais: 
O estilo Pale Ale surgiu em Burton-on-Trent, na Inglaterra. Nasceu através da tentativa dos cervejeiros da época em desenvolver uma cerveja de alta fermentação, clara e com boa presença de lúpulo.
O chope Bierland Pale Ale possui cor âmbar, é filtrado e brilhante. Seu aroma remete a suave frutado, caramelo e notas cítricas. No paladar a presença de três diferentes tipos de malte lhe confere nuances de caramelo.
Os três tipos de lúpulo apresentam notas cítricas e se destacam ao final trazendo bom amargor e final seco. Seu teor alcoólico é de 4,8%. Harmoniza bem com carnes vermelhas e queijos que passam por longos períodos de maturação, por exemplo grana padano ou parmesão.

Site: http://www.bierland.com.br/


American Red Ale Bierland

Em seguida, degustei este chope. Ele é de cor âmbar puxado pro vermelho e de líquido límpido, com aroma muito parecido com a Pale Ale e de sabor um pouco doce, meio picante na língua e amargo no retrogosto.

Informações oficiais:
As Red Ales norte-americanas, também conhecidas por Amber Ales, foram popularizadas no norte da Califórnia e noroeste do Pacífico – resultado da enorme paixão por lúpulo dos apreciadores de cerveja desta região – antes de se espalharem pelo resto dos Estados Unidos.
O chope Bierland American Red Ale é inspirado no estilo norte-americano, de alta fermentação, com 5,2% de teor alcoólico, coloração cobre avermelhado e límpido, porém, em virtude do dry-hopping e de não ser filtrado, em alguns casos pode apresentar alguma turbidez. Seu colarinho é moderado, quase branco e de boa estabilidade.
Seu intenso aroma de lúpulo traz notas frutadas, de caráter cítrico, e leve maltosidade lembrando caramelo. No sabor destacam-se as variedades de lúpulo norte americano e suas qualidades cítricas, além de um breve dulçor inicial e moderado sabor de caramelo. O amargor médio destaca a harmonia entre o malte e um generoso sabor de lúpulo que perdura ao final.
O chope Bierland American Red Ale é equilibrado, de corpo médio e boa carbonatação, excelente para acompanhar carnes vermelhas grelhadas, hambúrgueres, bruschettas, carneiro assado, empada de frango e lasanha bolonhesa.

Site: http://www.bierland.com.br/


Extra Viva (Lager) Coruja

Dando continuidade, experimentei este chope de sabor mais suave e menos amargo que os outros. Também tem aroma frutado e sabor doce e acentuado sabor alcoólico que permanece no retrogosto.

Informações oficiais:
É uma cerveja especial, com a combinação de maltes tipo Pilsen e Viena e com um toque a mais de lúpulo que conferem a ela um sabor inigualável. Dourada, forte, de sabor acentuado e aroma diferenciado. Entre as cervejas de baixa fermentação é uma das com maior graduação alcoólica, cerca de 6,5%.

http://www.cervejacoruja.com.br/


Belgian Golden Ale Saint Bier

O quarto chope, se tra de uma bebida de cor dourada e turva. Aroma também frutado e sabor adocicado e meio azedo no retrogosto. 

Informações oficiais:
A Saint Bier Belgian Golden Ale é uma cerveja de cor dourada não filtrada, puro malte, de alta fermentação. Aromática, de corpo firme, cremoso, de paladar expressivo. Uma cerveja saborosa, e com boa harmonização gastronômica. Acompanha bem desde pratos leves como grelhados, sushis e saladas, até pratos mais fortes e picantes como ovelha.
Paladar: Aroma frutado e com presença de lúpulo. Sabor levemente adocicado.
Aroma: Aroma frutado e com presença de lúpulo .

Família: Ale 
Tipo: Ale Clara 
Cor: 24 EBC
Teor Alcoólico: 5,5% 
Temperatura de serviço: 3ºC a 6ºC

Site: http://www.saintbier.com/


Pilsen Saint Bier

Por último, tomamos o chope Pilsen. Ele é chope sem muito aroma em comparação aos outros que tomamos. É pouco amargo e pouco adocicado. Chope suave e bom pra finalizar a noite (pelo menos pra finalizar nesse bar rsrs :P ).

Informações oficiais:
A Saint Bier Pilsen é uma cerveja clara filtrada de cor amarelo ouro, puro malte, de baixa fermentação. Aromática, de corpo firme, cremoso, de paladar expressivo e com notas suaves de frutas amarelas. Uma cerveja refrescante e saborosa, ideal para todas as ocasiões e muito versátil na harmonização gastronômica. Acompanha bem desde pratos leves como grelhados, sushis e saladas, até pratos mais fortes e picantes. 
Paladar: Refrescante, seco, com notas de malte.
Aroma: Fresco, lupulado com nuances de malte.

Família: Lager 
Tipo: Lager Clara 
Cor: 9-10 EBC
Teor Alcoólico: 5,0% 
Temperatura de serviço: 3ºC a 6ºC

Site: http://www.saintbier.com/



Gato Mamado


Após sairmos do Noel, fomos dar uma caminhada pelas ruas do centro em busca de outros bares mais interessantes. No caminho passamos por um boteco meio cult recém aberto que ainda não tivemos a vontade de entrar. Em seguida, passamos pelo velho amigo bar de rock Tailesyn, que nas terças não é muito interessante porque não tem banda tocando (mas lembro que antigamente, ainda no endereço antigo, sempre tocava um acústico muito bom nas terças!). Por fim, fomos parar no bar intitulado Gato Mamado.
O Gato Mamado é um bar relativamente novo que conheci na primeira noite dos pais. Ele se localiza na Rua Saldanha Marinho, quase de esquina com a Rua Anita Garibaldi, num lugar que antigamente era uma casa de entretenimento adulto (se é que me entende!). Lá nunca comprei nada além de chopes, portanto, não sei se servem petiscos (também nunca vi ninguém comendo nas mesas, mas acredito que tenha sim!).



No momento que chegamos lá já estávamos um pouco alterados com os chopes que tomamos anteriormente, mas ainda lembro que tomei dois chopes que não tinham no cardápio do Noel: IPA da Schornstein e  Weizen da Bierland.

IPA Schornstein

É um chope forte, aromático (frutado) e bem amargo.

Informações oficiais:
É uma cerveja forte e escura do estilo India Pale Ale. Com 6,8% de teor alcoólico nossa IPA apresenta coloração âmbar, é brilhante e exibe um denso creme. Aroma floral, cítrico e frutado. É refrescante, mostrando notas condimentadas e o característico amargor do estilo.

Envasamento:
Pressão (barril)
Garrafa 500ml

Harmonização:
Hambúrguer e queijos como grana padano, parmesão e pecorino.

Site: http://www.schornstein.com.br/


Weizen Bierland

Outro chope bom, de Cor amarelo caramelo e de líquido turvo. Aroma característico de cervejas de trigo, sabor um pouco adocicado e um pouco azedo no retrogosto.

Informações oficiais:
O estilo Weizenbier é típico da região da Baviera na Alemanha. Ele faz parte da família Ale. É produzido com malte de cevada e malte de trigo, sua coloração é dourada e naturalmente turva, pelo fato do fermento não ser totalmente retirado.
É levemente frisante, no aroma percebe-se cravo e notas de banana, típicos do estilo Bávaro. Recebe apenas um tipo de lúpulo em sua composição, que lhe confere médio a baixo amargor. A graduação alcoólica é de 4,8%.
Para harmonizar vai bem com peixes, embutidos, defumados ou não, e pratos com temperos levemente cítricos. Além disso, acompanha bem pratos suavemente apimentados.

Site: http://www.bierland.com.br/

Quase ia me esquecendo de tirar a foto... rsrs :P


E assim terminou nossa noite boêmia...
Até a próxima!!!