terça-feira, 22 de março de 2016

Review: 7º Festival Brasileiro da Cerveja

Nos dias 9 a 12 de março ocorreu em Blumenal-SC o 7º Festival Brasileiro da Cerveja. Um evento dedicado aos cervejeiros, especialistas e consumidores que apreciam os mais variados rótulos e estilos de cerveja. Lá se reuniram as principais cervejarias do país, dos melhores sabores, aromas e harmonizações. Este ano estavam expostos 132 cervejarias e muitas novidades foram lançadas por elas. Além disso, o evento contou com uma boa programação artística e cultural, palestras e ótima gastronomia.
Eu como um bom apreciador não podia deixar de prestigiar este festival. Decidi então ir com a minha família no sábado dia 22, pois era o dia que o evento começava mais cedo, as 15hs. Ao chegarmos (15 minutos antes de abrir a bilheteria), os redores da vila Germânica já estava lotada de carros. Mal conseguimos uma vaga para o carro em um dos vários estacionamento em volta da vila.
Como saímos de casa sem almoçar aproveitamos para comer no restaurante e choperia Bier Vila. Apreciamos um prato bem popular do restaurante, o Vilaplaz. Um prato pra duas pessoas composto por duas bisteca de porco (Kassler), ótimas salsishas brancas e vermelhas, acompanhado por repolho roxo, chucrute, raiz forte e purê de batatas. Sobre a qualidade do prato não tenho o que reclamar, mas achei um pouco caro (75 reais) por uma quantidade, digamos, regular para duas pessoas. Junto com o prato, iniciei os trabalhos na cerveja com uma Witbier da cervejaria Handwerk de Ibirama/SC. Uma boa cerveja por sinal!

Prato do almoço - Vilaplaz.

Eu e minha filha logo depois do almoço.

E aqui.. com a mamãe.

Passados mais ou menos uma hora de almoço, fomos para o centro eventos onde estava concentrado o festival. De cara me surpreendi com a quantidade de gente que estava no local. Pelo visto, todo mundo decidiu ir no sábado por ser final de semana e o evento começava mais cedo. A primeira coisa que me passou na cabeça é que pelo tamanho das duas alas reservadas para o festival e a quantidade de pessoas eu não iria aproveitar muito. :(
Com ingresso recebemos um copo de plástico do festival com marcações de 100ml, 200ml e 300ml. e para comprar a cerveja era necessário comprar em caixas espalhados pelas dois espaços uma espécie de notas de papéis que representavam o dinheiro real. Mas aí já estava o problema! Havia uma boa quantidade de caixas, mas mesmo assim formavam grandes filas que demoravam até meia hora. Com isso já comecei a ficar um pouco nervoso, pois não gosto nada de esperar. Além do mais, já estava com sede! rsrs :P
Outro problema era o preço das cervejas: exceto as cervejas de estilo pilsen que se encontrava um pouco mais barata (mas ainda caro!), para degustar qualquer cerveja se pagava entre 4 e 5 reais por 100ml (é praticamente um gole só!!!). Eu acabava sempre comprando doses de 200ml que saia na faixa de 7 a 8 reais. Em algumas cervejarias era ainda mais caro.

Fila dos caixas.

Uma vista próximo a um dos palcos que rolavam os shows musicais.

Uma selfie com minha princesinha. S2 S2 S2

O cunhado e um brother dele.

Como falei, por estar muito cheio, eu estar com um bebê e a demora nas filas não consegui aproveitar muito. Havia fila até nos stands para comprar cerveja. Acho que devo ter experimentado uns 10 rótulos, mas foi meio sem muita seleção. Eu acabava comprando do stand que estivesse mais próximo de mim e tentava escolher os estilos que ainda não tinha experimentado. Das cervejas que bebi, as que me chamaram mais a atenção foram a estilo Smoked India e uma deliciosa Black IPA maturada no barril de Rum.
A Smoked India da cervejaria Palta Let's Beer foi uma novidade pra mim, apesar de não ser uma exclusividade (vi outras cervejarias que vendiam as chamadas cervejas defumadas). Um sabor que até então não havia experimentado. Acabei até comprando uma garrafa pra apreciar com mais calma em casa.

Cerveja "defumada".

A Black IPA produzida pela Weird Barrel foi a melhor cerveja que experimentei lá. Pra quem gosta de Rum (eu! :P), tem nesta cerveja uma ótima combinação do aroma desta bebida com o aroma do malte torrado e o amargor característico da IPA's.

Stand da Weird Barrel.

Antes de ir embora, ainda comprei um kit com quatro cervejas de estilos variados da cervejaria Burgman de Sorocapa/SP. Logo, logo falarei sobre elas no blog.

Kit de cervejas da Burgman.


No geral, o festival estava muito bem organizado. Não é atoa que bateu recorde de público este ano. Se Deus quiser, estarei de novo ano que vem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário